terça-feira, abril 10, 2012

A verdade por trás dos contos


É maravilhoso ver nas televisões e livros as lindas histórias dos contos de fadas! Toda aquela magia, fadas, viagens, seres misticos, princesas e muito mais.

Mas existe uma coisa curiosa atras de tudo isso! Como sabemos, a maioria dessas histórias foram escritas a séculos, algumas no século 6 antes de Cristo, onde não se tinha, em meio as histórias, a preservação da ideia mistica e mágica para as crianças e servia apenas como uma espécie de orientação física e moral para as crianças!

Com o tempo, até os dias de hoje, estas histórias foram modificadas para que qualquer criança possa conhece-las de uma forma menos "chocante"!
O ruim é saber que toda aquela magia na verdade não é toda a realidade da história.

Os Irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm Grimm) foram os feras dos contos, dois alemães que se dedicaram a escrever histórias, contribuindo ainda com a formação do dicionário alemão. São responsáveis pelo sucesso de vários contos de fadas que que apesar do seu ar de moral, envolvia muita saliência, ousadia, erotismo, violência e terror, entre eles Branca de neve, Cinderela, João e Maria, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, A Bela adormecida e muitos outros...


Que tal conhece-las um pouco mais a fundo?! Saber de suas curiosidades e passar a ama-las, odiar-las ou teme-las?!

Parece louco, mais é muito interessante! E que tal começarmos pela nossa querida Chapeuzinho Vermelho?! Vamos conhece-la melhor:

Chapeuzinho Vermelho

Há alguns séculos, uma forma de alertar as pessoas para não falar com estranhos era contar a macabra história de Chapeuzinho Vermelho. Naqueles tempos não havia na historinha a figura do caçador que salva a mocinha e proporciona um final feliz. Eram apenas a garota ingênua andando pela floresta e um lobo esperto que a engana e a termina jantando. Entre o primeiro encontro da mocinha com o lobo e o seu fim trágico, muitas cenas de violência, crueldade, erotismo e até mesmo canibalismo são descritas nas versões primitivas da narrativa. Entre elas, a do lobo destroçando a vovozinha para se pôr no lugar dela, ele dando o sangue e a carne da velhinha para Chapeuzinho beber e comer e a garota se despindo, jogando suas roupas na fogueira e deitando completamente nua ao lado do lobo. Desse momento erótico que vêm as famosas falas de Chapeuzinho, como "oh vovó, que bocão você tem" ou "oh vovó, que mãos grandes você tem", entre outros "elogios". É somente com a versão dos irmãos Grimm que a historinha ganha um final feliz graças à introdução do caçador que salva Chapeuzinho e sua avó. 

#tenso!

Graças as gerações, os contos foram sendo reformulados, hoje também temos sátiras como o Deu a Louca na Chapeuzinho onde, a animação da clássica história da garotinha conhecida como Chapeuzinho Vermelho começa pelo final. Aqui, policiais do reino animal investigam a casa da vovozinha, uma garota, um lobo e um machado suspeito. As acusações são várias: invasão de domicílio, distúrbio da paz, intenção de comer e carregar um machado sem permissão.



Ou o filme A Garota da Capa Vermelha que é uma ótima pedida e que eu recomendo, pois as suas modificações dão um ar mais sinistro a história, a tornando muito mais interessante.
Sinopse: Idade Média. Valerie (Amanda Seyfried) é uma jovem que vive em um vilarejo aterrorizado por um lobisomem. Ela é apaixonada por Peter (Shiloh Fernandes), mas seus pais querem que se case com Henry (Max Irons), filho de uma família rica do local. Diante da situação, Valerie e Peter planejam fugir, mas veem seus planos irem por água abaixo quando a irmã mais velha de Valerie é assassinada pelo lobisomem que ronda a região.


Recomendo também o filme dos Irmãos Grimms de além de instigante é muito bom.
Sinopse: Wilhelm (Matt Damon) e Jacob (Heath Ledger) são dois irmãos famosos pelos seus contos de fada, recheados de personagens mágicos. Eles percorrem a Europa comandada por Napoleão Bonaparte enfrentando monstros e demônios falsos em troca de dinheiro rápido. Porém, quando as autoridades francesas descobrem o plano deles, os coloca para enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada, na qual jovens donzelas desaparecem misteriosamente.

E então, gostou?! Pois é, não se preocupe pois a próxima "verdade a ser revelada" será sobre Cinderela.

Até lá!














Por: Jhonatas Bruno 
Fonte: http://muitosposts.blogspot.com.br/2010/09/versoes-reais-dos-contos-de-fadas.html

2 comentários:

  1. Uhu voltou a fazer postagens... *o*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhu, tou querendo voltar msm!
      Sempre que puder estarei aqui!
      e q bom q gostou! :D

      Excluir

Postagens populares